Beethoven - Excerto do livro

No intervalo, Joana, Mariana e Pedro entreolhavam-se. Em relação à música a professora falara nos três Bs: Bach, Beethoven e Brahms e pedira-lhes que escolhessem um deles. Joana adiantara-se, visto ser a que percebia mais do assunto, e achara que Beethoven seria uma óptima escolha. Pedro discordava…
– Bonito serviço… Por causa de ti saiu-nos o surdo!
– Credo, Pedro! – cortou Mariana. – Que maneira de falar!
– Já viste o que nós temos pela frente? Falar sobre Beethoven… Ele ficou surdo cedíssimo e tinha um mau feitio diabólico!
– Acredita, Pedro, Beethoven foi um grande músico e um compositor inovador – esclareceu Joana. – Quando começares a estudar a obra dele vais mudar de ideias. – Pedro não parecia convencido. – Precisamos de dividir tarefas, pode ser? Quem é que fica com a parte da infância?
– Posso ficar eu – disse Mariana. – Acho graça saber como eram os génios em pequenos…
– E tu, Pedro? Queres ficar com o quê?
– Com nada! Acho tudo isto um disparate! Ainda para mais, quando se apresentar o trabalho, vai estar toda a escola a ouvir. Já pensaram?! Uma parvoíce! – Olhando para as duas colegas e percebendo que fora longe de mais, Pedro mudou o tom de voz. – Fico com o que quiserem… Tanto me faz…
– Então faz um levantamento das obras que Beethoven compôs – pediu Joana. – Podes fotocopiar uma lista para nós termos, sempre à mão, o inventário de tudo o que ele escreveu.
– Excelente – ironizou Pedro.
– Eu vou tentar perceber que importância teve a obra de Beethoven na história da música.
Estava assim distribuído o trabalho. A campainha, que dava por findo o intervalo grande, levou-os de volta à sala de aula. As duas raparigas pareciam entusiasmadas com o trabalho, Pedro ficou de mau humor o resto do dia.
Joana estudava violoncelo numa academia de música e achou que podia começar logo a sua pesquisa, falando com o professor de Formação Musical. Ao acabar a aula, foi ter com ele. Era o seu professor preferido e, para sorte dela, adorava falar sobre as histórias da música…
– Vão falar sobre Beethoven?
– Sim. Fui eu que escolhi.
– Excelente escolha! Beethoven foi um compositor genial. Deixou obras importantíssimas. Tu deves conhecer algumas: a 9.ª Sinfonia, que tem o Hino à Alegria, a 5.ª Sinfonia, as sonatas para piano…
– Escreveu muitas, professor?
– Trinta e duas, imagina! E escreveu quartetos, para quatro instrumentos de corda, trios, enfim… Uma obra notável.
– Eu acho que vai ser muito interessante trabalhar a vida e a obra de Beethoven…

1 comentário:

Quim Santos disse...

Beethoven foi imenso e muito importante na passagem do classicismo para o romantismo na música. Tinha razão o crítico alemão Paul Bekker quando afirmou que o resumo de sua obra é a liberdade. Sua família era de origem flamenga e seu sobrenome significa "horta de beterrabas". É verdade! A surdez progressiva o levou a atravessar uma crise criativa mas toda gente sabe que ele compôs muito e muito bem depois disso... Importa ouvir Beethoven mas também os outros nomes maiores da música erudita, como Handel, Mozart e Chopin. Passa por esse site que é um dos meus bookmarks favoritos dentro do gênero
http://cotonete.clix.pt/